Aconteceu ontem uma reunião para avaliação da 15ª Marcha dos imigrantes e refugiados no Estado se São Paulo. Feitas as devidas avaliações pelos participantes, tanto das reuniões preparatórias à marcha, como também do dia da marcha, na presença de um grande número de participantes, instituições e coletivos, o CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante anunciou que não será mais o organizador principal da Marcha dos Imigrantes em São Paulo, uma tradição que começou em 2007. A decisão foi tomada devido ao esgotamento da equipe após anos de dedicação ao evento. O CAMI enfatiza que a Marcha dos Imigrantes não está sendo abandonada, mas sim aberta para novas instituições e coletivos que desejam continuar com esse espaço de discussão e reflexão.
Próximos Passos
Reunião de Transição: Uma reunião virtual está marcada para 28 de maio de 2025, às 17h15, para discutir a organização conjunta da Marcha dos Imigrantes.
Convocatória: O CAMI está convocando coletivos, associações de imigrantes e outras organizações para assumirem a coordenação da 16ª Marcha do Imigrante em 2025.
Histórico da Marcha dos Imigrantes
A Marcha dos Imigrantes é promovida anualmente no começo de dezembro, com o objetivo de promover diálogo e conscientização sobre a temática migratória. Desde 2016, o evento tem sido realizado na Avenida Paulista, dando maior visibilidade ao evento.
Temas Anteriores
- 2007 – Integração, Cidadania Universal E Direitos Humanos
- 2008 – Nossas Vozes, Nossos Direitos, Por Um Mundo Sem Muros
- 2009 – Pelo Acesso A Todos Os Direitos
- 2010 – Por Um Mercosul Livre Da Xenofobia, Racismo E Toda Forma De Discriminação
- 2011 – Nenhum Direito A Menos Para Os Imigrantes
- 2012 – Trabalho Decente E Cidadania Universal
- 2013 – Nova Lei De Migração Justa E Humana Para O Fim Da Discriminação.
- 2014 – Basta De Violência Contra @S Imigrantes.
- 2015 –Fronteiras Livres, Não À Discriminação!
- 2016 -Dignidade Para Todos Os Imigrantes
- 2017 -Pelo Fim Da Invisibilidade Dos Imigrantes.
- 2018 -Não Me Julgues Antes De Me Conhecer
- 2019 – Para A Igualdade E Dignidade Não Existe Fronteiras: Livres Com Direitos Em Qualquer Lugar Do Mundo.
- 2020,2021,2022 – Nossa Luta Foi Pela Sobrevivência E Contra A Pandemia E A Favor Da Esperança!
- 2023 – Sem Direito Ao Voto E Trabalho Decente, Não Há Cidadania Plena! Minha Pátria É O Mundo!
- 2024 – Lema: Não ao Retrocesso: Migrar não é Crime – Igualdade nas Políticas Publica já!
Foi feito um agradecimento especial a todas as pessoas, coletivos e instituições parceiras que ao longo destes 15 anos vieram apoiando, atuando, promovendo, divulgando e participando nas diversas marchas. Lembramos que a Marcha dos imigrantes e refugiados de São Paulo, é uma das que manteve sua sequência todos os anos, menos no começo da pandemia e é uma das únicas no mundo que ainda cria este espaço de livre fala e livre manifestação para todos/as. Fica o convite para que outras instituições ou coletivos se voluntariem para dar continuidade às próximas marchas de imigrantes e refugiados em São Paulo. Data da reunião para apresentar candidaturas – 28/05/2025 às 17:15m. Será divulgado um link para esta reunião que será na modalidade on line.