O CAMI participou da Festa da diversidade no Ano Novo Andino Amazônico Afro no Parque Dom Pedro II.
A Festa da Diversidade no Ano Novo Andino Amazônico Afro no Parque Dom Pedro II foi um evento marcante que atraiu nações indígenas da América do Sul e de diversas nacionalidade. Realizada na noite de terça-feira, 20 de junho, e na madrugada de quarta-feira, 21 de junho de 2023, a festa celebrou a união dos povos em um caldeirão cultural proporcionado pela diversidade paulistana.
Autoridades espirituais vindas da Bolívia, Helena Martinez de Potosí e Francisco Balboa de Tiwanaku, expressaram sua gratidão pela chegada do Ano Novo Andino em meio a essa rica diversidade cultural no Parque Dom Pedro II. Parentes vindos da Bolívia, Peru, Chile, Argentina, Colômbia, Equador, Brasil, Congo, França, Estados Unidos, entre outros países, comemoraram o Ano Novo Andino ao som da tonada “sicuris”, uma música andina tradicional para essa data festiva.
A purificação do território, conduzida pelos Guias Espirituais Helena e Francisco, ocorreu por volta das 11h30 do dia 20. O ato central de reverência ao sol, que representa o Ano Novo Andino, aconteceu por volta das 06h00 do dia 21.
Durante a cerimônia, alguns membros da organização do evento foram reconhecidos como diretiva transitória para a organização da festividade ancestral de 2023/2024.
A celebração foi encerrada com o tradicional compartilhamento de alimentos comunitários, conhecido como “APHTAPI”, que ocorreu às 7h30.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, aproximadamente 600 pessoas circularam durante o evento do Ano Novo Andino Amazônico no Parque Dom Pedro II, em São Paulo. Foi um momento único de celebração, respeito e valorização da diversidade cultural e espiritual dos povos indígenas, unidos em uma festa inesquecível. O CAMI ficou muito honrado de ter participado da organização da festa.