Na terça-feira (26), a Subsecretaria de Igualdade Racial da Prefeitura de Guarulhos, grande São Paulo, anunciou a implementação do Comitê Municipal de Políticas para Migrantes, Refugiados e Apátridas. O objetivo será o fortalecimento de políticas públicas para as pessoas de diversas nacionalidades que residem na região, considerando também que o município de Guarulhos sedia o maior aeroporto internacional do país e da América do Sul, portanto, porta de entrada de muitos imigrantes que chegam ao Brasil.

Participaram da solenidade instituições como o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), Organização Internacional para as Migrações (OIM), Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo, organizações sociais como a Associação Brasileira de Defesa da Mulher da Infância e da Juventude (ASBRAD), Missão Paz e Caritas Arquidiocesana de São Paulo.

O CAMI esteve representado pelo coordenador, Roque Pattussi, que fez uma fala referente à proteção e à garantia dos direitos humanos. “Ficamos honrados em participar deste importante comitê que irá potencializar os direitos dos imigrantes que residem em Guarulhos, município no qual desenvolvemos ações desde 2012 junto às diversas comunidades. Felicitamos a Subsecretaria de Igualdade Racial por esta importante iniciativa”, destaca Pattussi.

O histórico do CAMI com a Prefeitura de Guarulhos é longo, com diversas ações, entre elas, participação da Rede Interinstitucional em prol do migrante; aulas de português e modelagem (costura) para imigrantes em parceria com as Irmãs Carmelitas; curso de empreendedorismo e português para haitianos, bolivianos e africanos; participação da ação do Consulado móvel boliviano no CIC do Imigrante; participação no 2º Seminário Internacional sobre Imigração e tráfico de pessoas, e outras atividades.

×

Olá! Precisa de ajuda? Em que podemos ajudar?

×